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Questões sobre trechos do livro Meditações Metafísicas de Descartes

Qual dos seguintes argumentos é usado por Descartes para mostrar que não compreendemos um corpo como a cera através dos sentidos?
A compreensão da cera é baseada em suas propriedades físicas, como tamanho e forma.
A cera mantém sua essência mesmo quando todas as suas propriedades sensoriais mudam.
As propriedades sensoriais da cera, como sabor e odor, são constantes e definem sua essência.
A imaginação é capaz de conceber um pedaço de cera com uma infinidade de formas diferentes.

Comecemos pela consideração das coisas mais comuns e que acreditamos compreender mais distintamente, a saber, os corpos que tocamos e que vemos. Não pretendo falar dos corpos em geral, pois essas noções gerais são ordinariamente mais confusas, porém de qualquer corpo em particular. Tomemos, por exemplo, este pedaço de cera que acaba de ser tirado da colmeia: ele não perdeu ainda a doçura do mel que continha, retém ainda algo do odor das flores de que foi recolhido; sua cor, sua figura, sua grandeza são patentes; é duro, é frio, tocamo-lo e, se nele batermos, produzirá algum som.

DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 97.

No contexto do texto de Descartes, qual é o significado mais apropriado para a palavra "corpo"?
Um objeto que tenha cor, forma, grandeza, odor e emita algum tipo de som.
Uma substância caracterizada principalmente pela sua extensão no espaço.
Uma entidade física limitada a sua forma humana ou animal.
Um objeto material que ocupa lugar no espaço e pode ser visto por humanos.

Descartes é um filósofo racionalista que acredita que conhecemos a realidade através do raciocínio e da razão.

Qual das seguintes citações melhor suporta, sem deixar margem para dúvida, essa interpretação do pensamento do autor?
"Consideremo-lo atentamente e, afastando todas as coisas que não pertencem à cera, vejamos o que resta. Certamente nada permanece senão algo de extenso, flexível e mutável."
"Não pretendo falar dos corpos em geral, pois essas noções gerais são ordinariamente mais confusas, porém de qualquer corpo em particular."
"Todas as coisas que se apresentavam ao paladar, ao olfato, ou à visão, ou ao tato, ou à audição, encontram-se mudadas e, no entanto, a mesma cera permanece."
"É preciso, pois, que eu concorde que não poderia mesmo conceber pela imaginação o que é essa cera e que somente meu entendimento é quem o concebe."